sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Gastronomia


A gastronomia é algo tão antigo quanto o homem. Desde a pré-história, já haviam por mais grotesco que fossem hábitos e rituais que envolviam a comida. Com o passar das décadas, o alimento foi se tornando cada vez mais importante e estavam sempre presente em comemorações, rituais religiosos e reuniões familiares.
A civilização que deu inicio ao verdadeiro apreço por “comer” foi a Greco-romana, onde se faziam enormes banquetes, regados a vinho e debates políticos. Na idade media os mosteiros, deram o ponta pé inicial para as inovações de técnicas culinárias, conhecidas até hoje.
Atualmente, nem todas as pessoas conservam o habito de comer em casa, muitos optam por restaurantes, comidas congeladas e fast-food, o que, alem de não ser hábitos saldáveis, faz com que o verdadeiro significado de “comer bem” passe a ter outro sentido.
Eu, como uma amante da comida, acho que o verdadeiro sentido, está em se comer bem, não apenas para matar a fome, mais para se ter prazer, se apreciar um prato bem feito, com bons ingredientes, que alem de bonito, fique saboroso e aromatizado.
Poder escolher os ingredientes, preparar o alimento de forma correta, empenhar amor, e ainda ouvir elogios, essas são as vantagens de fazer sua própria comida.
Para quem não tem o costume de cozinhar em casa, vale a pena tentar!! Vocês não vão se arrepender.

Nenhum comentário: